Digite uma palavra-chave

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

FAMÍLIA NEVES PELO MUNDO explorando SAMPA no carnaval

QUEM SOMOS

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens. 

Se quiser saber mais, clique nas palavras em cores diferentes e vai ser levado a uma página ou vídeo sobre o assunto ... aproveite!


DESTINO- São Paulo Capital

 
DATA/PERÍODO- 


NOSSO DESTINO

São Paulo ... a maior cidade do Brasil em população e em poder econômico tem inúmeras surpresas a ser desvendadas, especialmente na questão do turismo.  Cantada por Caetano Veloso embala os sentimentos daquele que a vê pela primeira vez e com o passar do tempo vai entendendo seus segredos .... SAMPA.

Quase sempre se fala de São Paulo dos negócios, da garoa, do corre corre e da loucura que representa o cotidiano dessa que é a grande metrópole do nosso país, mas resolvemos experimentar a do turismo. 

Pensando em descobrir alguns desses segredos, decidimos visita-la durante o período do carnaval apostando que o trânsito e aquele cotidiano louco que a gente vê na TV fosse menor .... acertamos em cheio!

DOCUMENTOS

Um mochileiro atento sempre tem uma cópia de todos os seus documentos pessoais, cartões de crédito e dos comprovantes de reserva de hotel e outros serviços que você adquiriu, para evitar transtornos com o desaparecimento e perda de documentos.

Dica: Se viajar com acompanhante, uma cópia dos documentos deve estar em cada uma das mochilas para o caso de extraviar uma delas.

VIAGEM DE CARRO

Resolvemos ir no carro da minha esposa ... o J2 da JAC, para ver como ele se comportaria no estradão; o conforto do condutor e dos passageiros, a economia, seu desempenho, etc. e sem dúvida foi aprovado, evidentemente com as reservas de um carro projetado para transitar na cidade.


Aproximadamente mil quilômetros separam São Paulo de Vila Velha ... viajando sem pressa, resolvemos nos hospedar em Casemiro de Abreu, já no Estado do Rio para seguir viagem no dia seguinte após um bom café da manhã.




TRANSITANDO PELA LINHA VERMELHA

Trata-se de uma via interessante para quem vem da Ponte Rio Niterói ou da Zona Sul da cidade e busca o Fundão, o Aeroporto Internacional do Galeão, cidades da Baixada Fluminense a exemplo de S. João de Meriti e Duque de Caxias, ou ainda a Via Dutra ou outra estrada e que evitar a Avenida Brasil

A via é bem sinalizada, não tem nenhum sinal semafórico e siga a indicação de velocidade porque tem muitos equipamentos eletrônicos emissores de multa (pardal). Se o condutor ficar a tento a sinalização, vai transitar na boa.

Dica: Se você quiser acessar a linha vermelha a partir da Ponte Rio Niterói, fique atento a sinalização indicando a Linha Vermelha; logo após sair da ponte, cruze todas faixas a sua direita com muito cuidado e saia a sua direita atentando para a sinalização indicativa para a Linha Vermelha.

Transitando pela Via Dutra,mantenha-se informado ouvindo a Rádio CCR FM 107,5 que transmite informações da estrada com intervalo de minutos.






HOSPEDAGEM EM SÃO PAULO

Navegue pelas páginas de busca de hotéis e certamente você vai achar aquele que se adequa a sua demanda, tanto em localização, conforto, localização quanto no preço.
Se for de carro par o destino, pergunte se o hotel fornece garagem.

Dica: vale a pena explorar a cidade de Metrô; olhe o mapa, marque a posição do seu hotel e da estação mais próxima e os pontos turísticos que pretende conhecer.


O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado fundado em 1947 pelo empre­sário brasileiro Assis Chateaubriand. A coleção do MASP reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Dica: O MASP funciona das 10 as 18:00hs e na terça-feira a  ingresso é gratuito.
          Para chegar lá usando o Metrô, desembarque na estação do Metrô Trianon Masp

Passeio muito legal, mesmo para aqueles que não conhecem as técnicas empregadas ou que não tenham a cultura acerca do assunto,é impossivel não se  encantar com a beleza das peças.

Esse museu é diferente dos que eu tive oportunidade de visitar; explica a língua portuguesa utilizando a tecnologia, fascina o visitante com sons e imagens, mostra o acervo de uma forma viva e surpreendente.

Em 21 de dezembro de 2015 foi incendiado ocasião em que se perdeu uma vida humana e o acervo, mas existe o compromisso das autoridades de promover sua reconstrução.

Trata-se de uma atividade turística cultural imperdível em SAMPA. 

Dica: aos sábados o ingresso é gratuito.
          Para chegar lá de trem ou metrô desembarque na Estação da Luz.
 

 
ESTAÇÃO DA LUZ

Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.

Funciona como estação de trem e de metrô.




A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade; foi fundada em 1905 é o museu de arte mais antigo da cidade.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.

A beleza das obras expostas é impressionante, com ingressos bem baratos, praticamente simbólicos.

Dica: Fica em frente a Estação da Luz










MUSEU DO FUTEBOL


Fica no Estádio do Pacaembú. Nós não demos sorte porque fomos num dia que estava fechado, mas voltaremos para conferir as belezas do acervo.




Local de beleza incomparável, muitas animais exóticos, animais de pequeno e de grande porte, mamíferos, peixes, inseridos num cenário criativo  ... muito legal.





















Passeio imperdível para um turista explorador, a começar pelo prédio lindo. Foi inaugurado em 1933. Possui mais de 10 m de pé direito, colunas, abóbodas e vitrais importados da Alemanha com temas agrícolas e agropecuários. 






Tem uma grande variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros até algumas especiarias, que só podem mesmo ser encontradas lá, como infinitas variedades de temperos e especiarias a granel. Muitos ingredientes finos e raros para os principais restaurantes da capital paulista, o galpão com mais de 12 mil metros quadrados guarda um pouco de cada parte do mundo em suas barracas.





 O local é um deleite para quem busca novos sabores.





Ao lado de presuntos e queijos finos encontram-se lagostas, sorvetes e sanduíches de mortadela, convivendo harmoniosamente. O colorido das frutas se mistura com o vermelho opaco dos alimentos defumados, criando uma paisagem que não se vê em todos os lugares.



 Lá no final tem um mesanino onde se concentram alguns bares/restaurantes onde paulistanos e pessoas do mundo todo tomam chopp e se deliciam com os pratos; mas o destaque fica por conta do famoso pão com mortadela, o pastel e o bolinho de bacalhau ....








Local famoso em todo o Brasil pela concentração de lojas e pessoas vendendo eletrônicos e todas as bugigangas possíveis e imagináveis ... tem de tudo! É o paraíso dos sacoleiros, mas cuidado com a carteira,especialmente nas semanas que antecedem o natal onde a concentração de pessoas é intensa, parece um formigueiro .... rs.

Além das centenas de lojas e milhares de camelôs, tem alguns "shoppings" a exemplo do Shopping 25 de março e a Galeria Pagé. Vale a pena conhecer, é engraçado ver toda aquela gente andando com sacolas imensas, falando tudo que é língua e bem .... vai lá e confira, ou vai amar ou odiar!




Linda a Praça da Sé, mas virou uma das cracolândias da cidade, se tornando local perigoso para transitar a noite.

Debaixo da praça tem uma estação do Metrô monumental, onde cruzam várias linhas dando muitas possibilidades para o turista que se desloca de metrô pela cidade.







PRAÇA DA REPÚBLICA

Praça é caracterizada por grandes árvores, pequenos lagos artificiais e nos finais de semana recebe uma feira de arte popular muito interessante.




 

.



MOOCA - comida, bebida, diversão, passeios e Maria Fumaça

Bairro italiano na cidade de São Paulo onde tem boa comida, diversão, música, gargalhadas e até passeio de Maria Fumaça, vale a pena conferir.

Dica: de Metrô, salte na estação Bresser Mooca


 AGENDA CULTURAL

São milhares de possibilidades oferecidas pela grande metrópole ....para explorar essa cidade talvez leve alguns anos, mas a gente faz o que pode.


Bom passeio e até a próxima dica.

André Neves e Marta Neves

aventureiros




Quem Somos

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens.

Mais Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *