Digite uma palavra-chave

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Em Vila Rubim, Vitória - ES, Brasil

QUEM SOMOS

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens. 

Se quiser saber mais, clique nas palavras em cores diferentes e vai ser levado a uma página ou vídeo sobre o assunto ... aproveite!


DESTINO: Mercado da Vila Rubim 

ONDE FICA E COMO CHEGAR

Localizado no Bairro Vila Rubim, cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, é de fácil acesso considerando as linhas de ônibus que passam nas proximidades.


Tem de tudo no mercado da Vila Rubim! 

Vitória não tem um mercado central a exemplo de outras capitais, mas esse mercado tem muitas histórias, seu surgimento, suas características, sua destruição e reconstrução; produtos que prometem coisas incríveis e alguns produtos com preços muito mais baratos dos que são praticados nos supermercados ... só indo lá para conferir.



TEM TUDO! TEM BANCO, LOTÉRICA, ESPECIARIAS, TEMPEROS, ARTIGOS RELIGIOSOS, ERVAS MEDICINAIS E ATÉ PÓLVORA PRA DESPACHAR A SOGRA ...rs.













NÃO PODE FALTAR O PASTEL E O CALDO DE CANA



O mercado leva o nome do bairro que por sua vez recebeu o nome do antigo governador o coronel português Francisco Alberto Rubim, que governou a capitania do Espírito Santo, no período de 1812 a 1819.



AS CARACTERÍSTICAS DO BAIRRO

O desenvolvimento da Vila sempre esteve relacionado a sua situação de passagem obrigatória para o continente e vice-versa e a expansão do Centro de Vitória. A Vila era o lugar mais animado de Vitória. Havia muitos clubes, gafieiras, grupos musicais e esportivos. Na rua São João localizavam-se as casas de prostituição.

 

Em 1927, foi inaugurada a Ponte Seca. Trata-se de uma ponte ferroviária-rodoviária metálica, em treliças sistema tipo “PRATT Isostática”, com ligações rebitadas e apoios metálicos sobre pilares de pedra, características das pontes ferroviárias fabricadas no inicio do século XX na Europa e Estados Unidos da América.



Depois da década de 20, com os aterros dos mangues que circundavam a Cidade Alta, a população da antiga Cidade Alta passou a ocupar outras áreas para moradia. Para a região da Vila Rubim dirigiram-se as famílias constituídas pelos portuários, dando origem à constituição do bairro.

O aterro, realizado no inicio da década de 70, afastou o mar acabando, consequentemente, com o cais em que se fazia o transporte de cargas e passageiros e propiciou a valorização imobiliária da região.

Na década de 40, surgiu o mercado da Vila Rubim, marcando a transformação do espaço residencial para comercial. Até 1955, as mercadorias eram vendidas "a céu aberto" e, posteriormente começou a funcionar um mercado conhecido como Coréia, onde ocorriam confusões entre doqueiros, pivetes e a polícia. 





O MERCADO DE PEIXES

O comércio de pescado é um ponto forte do Mercado da Vila Rubim, com muitas peixarias oferecendo peixes e outros frutos do mar bem fresquinhos.



No dia 01 de julho de 1994 um incêndio numa loja de fogos de artifício marcou a história do bairro e da cidade. O fogo começou na Casa de Fogos de Artifício por volta das 11h45 com as explosões. Aproximadamente 20 toneladas de fogos de artifício e pólvora, que estavam estocados em três andares da casa, explodiram além de destruir dezenas de lojas do mercado da Vila Rubim, provocou a morte de 4 pessoas e ferimentos em outras 26.




Um aposentado sonhou em construir um castelo no alto no morro da Vila Rubim e esse sonho está se tornando realidade, confira seguindo o link.




Vários programas de TV mostraram de forma bem humorada a variedade dos produtos e as figuras incríveis que se encontram transitando pelo local. Confira a reportagem do TONHO DOS COUROS no Mercado ...rs.



Com o enredo “Vamos ao mercado?”, a Piedade vai cantar a história do mercado da Vila Rubim; a escola vai lembrar o surgimento da região, o grande incêndio de 1994 e, ainda, mostrar suas previsões e as possibilidades para o mercado do futuro. A escola da Fonte Grande representada pelas cores verde, vermelha e branca vai ser a quinta a desfilar no sábado, 30 de janeiro. O carnaval de Vitória acontece nos dias 29 e 30/01/16, no Sambão do Povo.



Apesar da presença da POLICIA MILITAR, é visível a presença de usuários de drogas nos arredores do mercado; outro fato que marca negativamente o local, é o transito e a grande dificuldade de estacionamento, aspectos que desestimula o visitante que vai ao local de carro. 
 


Trata-se de um projeto de obra que efetivada, vai melhorar o trânsito da cidade de Vitória, especialmente para quem chega a capital pela Segunda Ponte que terá mais duas pistas; outro benefício importantíssimo será o acesso de caminhões ao Porto de Vitória que poderá funcionar durante 24hs por dia.



Foram feitas muitas desapropriações de imóveis e demolições de prédios na região para viabilizar o projeto,confira no vídeo.

Gostou?


Bom passeio

André Neves e Marta Neves


aventureiros


Quem Somos

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens.

Mais Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *