Digite uma palavra-chave

sábado, 23 de abril de 2016

Em Nova York, NY, EUA


Era um sonho antigo nosso conhecer essa cidade ... a Big Apple ... chegou a hora.

Nova York é "Essa é a Metrópolis.  Essa é Gotham City. Essa é a cidade que todas as outras gostariam de ser". (1000 Lugares para conhecer antes de morrer)


PLANEJANDO AO VIAGEM

É indispensável definir a época da viagem com antecedência, para que seja possível a) reservar hotéis, b) comprar a passagem aérea, c) definir as atividades turísticas, d) definir a forma de se deslocar pela cidade (metrô, ônibus, a pé, barco,etc.), e) aprender um pouco sobre a gastronomia local e sobre os f) hábitos do povo e ao final f) fazer o orçamento e g) comprar dólares no Brasil.

É meu amigo, para fazer uma boa viagem sem a agência de turismo é preciso pesquisar, pesquisar e pesquisar ... a familianevespelomundo encara o planejamento com prazer, é quando nossos sonhos começam a se aproximar da realidade. 

NOSSO PLANEJAMENTO

Como é a nossa primeira vez em NYC, consideramos essa circunstância em todas as fases do planejamento. Alta e baixa temporada, inverno ou verão? Em cidades de grande apelo turístico os preços e as temperaturas podem variar muito; por isso resolvemos ir em junho na primavera.

a) Procuramos hotéis pelo preço e pela localização; como gostamos de explorar ao máximo a cidade, no caso do NYC, a proximidade do hotel com o Metrô (nas cidades que tem esse modal) é mais importante do que estar em localização "nobre" da cidade,considerando nossa forma de passear.

b) compre o bilhete aéreo bem mais barato que o "normal" apenas pesquisando e comparando preços com antecedência de alguns meses.

c) Depois de pesquisar atividades turísticas de nosso interesse e os preços, adquirimos  no site os ingressos para o 1) Empire State, 2) cruzeiro para a Estátua da Liberdade e Ilha Ellis, 3) peça Mama Mia na Broadway, os Museus 4) Intrepid Sea, 5) Metropolitan, 6) História Natural, 7) Gugguenhein e o 8) Vôo de Helicóptero.

d) em razão do baixo custo e da mobilidade, decidimos circular pela cidade pelo metrô.

e) boa parte dos trabalhadores e turistas comem nas ruas os lanches oferecidos pelos reboques e food trucks existente na cidade, praticamente tudo frito.

f) o povo anda rápido pelas ruas e se posicionam a direita nas escadas rolantes, mas não dispensam o please, excuse me, sorry (por favor, com licença, desculpe).

g) mesmo que você decida comprar usando cartão de crédito, sugerimos que embarque no Brasil com alguns dólares no bolso.

 CHEGANDO EM NYC PELO AEROPORTO JFK

Qual é a melhor forma de sair do JFK e chegar no seu hotel? Você pode alugar um carro, ir de ônibus ou outra forma de transporte, mas se quiser utilizar meio mais ágil e barato, vale a pena utilizar o AIR TRAIN, que circula dentro do aeroporto e desembarque na estação JAMAICA do Metrô ... e de lá é possível chegar em qualquer ponto da cidade. 

AEROPORTO JFK

O aeroporto é muito grande e é preciso atenção do viajante com relação ao portão onde vai embarcar para evitar transtornos.




AIR TRAIN

Se você optar pelo AIR TRAIN para sair ou chegar no JFK, fique atento a sinalização que é muito boa.





Mesmo sendo possível comprar qualquer coisa com cartão de crédito, vale a pena comprar dólares no Brasil ... todo planejamento deve trabalhar com os imprevistos e no nosso caso, já na chegada nos deparamos com o AIR TRAIN parado para manutenção o que nos obrigou a utilizar o ônibus, amargando a diferença de custo, considerando que o trem custa 2 ou 3 dólares e o ônibus custa 12 ou 13 dólares .....rs.

Depois de aproximadamente 60 minutos de viagem, desembarcamos em frente a Penn Station na 7ª Avenida e nos hospedamos sem problemas.
 
NOSSO HOTEL 

Depois de muita pesquisa reservamos o Hotel Pennsylvânia que fica em Manhattan e está localizado na 7ª Avenida em frente a estação de trem e metrô, a Penn Station e ao ginásio Madson Square Garden onde acontecem shows, jogos de basquete, etc. 

Compramos sem o café da manhã (pequeno almoço).


DICA

Se resolver comprar sem o café da manhã, mas quiser se alimentar com qualidade igualzinho a sua casa, confira a dica GASTRONOMIA - COMENDO BEM EM NYC
 

FAZENDO O RECONHECIMENTO DA ÁREA DO ENTORNO DO HOTEL A PÉ

Andamos a pé no entorno do hotel para fazer um reconhecimento da "área" e identificamos restaurantes, lojas, o metrô e até o Empire State que dava para ver da janela do nosso quarto.

VISTA DA JANELA DO QUARTO QUE NOS HOSPEDAMOS


Mesmo sendo o hotel antigo e simples, atendeu nossa expectativa mostrando boa relação custo X benefício, localizado em frente a estação do metro, próximo do Empire State, da Times Square, Broadway, locais que acessamos a pé.


DICA

Antes de reservar o hotel, 1) no site de compras, observe as fotografias, 2) veja se o quarto é de fumante/não fumante, 3) se está ou não incluído o café da manhã (pequeno almoço), 4) avalie como você vai se deslocar do aeroporto até o hotel (transfer), 5) a distância dos locais onde você quer visitar e principalmente 6) a distância entre o hotel e a estação do Metro ou ônibus mais próxima, caso seja essa circunstância relevante na sua viagem e por fim, 7) não deixe de ler os comentários dos usuários.

EXPLORANDO A CIDADE DE METRÔ

O Metro das grande cidades, via de regra, constrói estações próximas aos locais de grande concentração e pontos turísticos, aspecto que bem utilizado facilita muito a exploração de uma grande cidade.



Fique atento porque o metrô de NYC tem uma lógica diferente dos demais; a maioria dos metrôs tem linhas norte/sul, leste/oeste, etc.; o de NYC é igual apenas na identificação por números e cores (vermelha, amarelo, verde, etc.), mas tem a particularidade do sentido (UP e DOWN) cidade alta e baixa e linhas paralelas.

DICA

1- Comprar o cartão de tempo (7 dias) é ideal para o turista que pretende explorar a cidade de metrô e vai ficar pelo menos uma semana na cidade.


COMPRANDO O CARTÃO

Fonte: http://www.matraqueando.com.br/
DICA

Antes de viajar ou logo após a hospedagem, reserve alguns minutos para definir no mapa da cidade a) onde você está (hotel), b) onde estão os locais que você pretende visitar e c) quais as estações do metrô mais próximas, você vai se surpreender com a grande proximidade das estações com  os locais de apelo turístico.

Se for usar o metrô, observe com cuidado a COR, o NÚMERO e o SENTIDO (up/down) da LINHA.

DICA

Faça seu roteiro considerando a proximidade dos pontos turísticos que você pretende conhecer, por exemplo:
 
1) Resolvemos embarcar no metrô no sentido cidade baixa (DOWN) e desembarcamos numa das estações mais ao sul da ilha (State Island) e caminhando aos arredores, foi possível, a) fazer o voo de helicóptero, b) explorar o Battery Park, c) fazer o cruzeiro para a Estátua da Liberdade e c) ainda ir ao distrito financeiro Wall Street.

2) Com essa mesma tática, conhecemos os bairros  Little Italy e Chinatown .

3) o Flatiron Building e o Columbus park

4) os Museus Guggenheim, Metropolitan e o Central Park

5) outros pontos turísticos.

DICA

PEGANDO OS INGRESSOS

Com o comprovante de compra dos passeios na mão e seu documento de identidade, em qualquer bilheteria da cidade você poderá troca-lo pelos ingressos correspondentes as atrações que você escolheu sem nenhuma burocracia e com apenas duas palavras em inglês ... apenas please (por favor) e thank you (obrigado)!

BUSCANDO A ESTÁTUA DA LIBERDADE E ELLIS ISLAND MUSEUM

Passeio imperdível em NYC ... tome o metrô e desembarque na State Island e de lá caminhe pelo Battery Park até o porto, mostre seu comprovante de pagamento na bilheteria ou seu ingresso, embarque e curta o cruzeiro para a Estátua e um segundo desembarque na Ilha Ellis, que serviu de ponto de quarentena para os imigrantes até o meio do século XX.



ESCULTURA HOMENAGEANDO OS IMIGRANTES




OLHA ESSE IATE!

 

SELFIE DA FAMÍLIA NEVES COM "ELA"


DICA

VOCÊ QUER VER  A ESTÁTUA DA LIBERDADE DE GRAÇA?

Se não quiser/puder comprar o cruzeiro, você pode embarcar de graça (0800 ...rs) na embarcação da Staten Island Ferry que na viagem para State Island, passa ao lado da estátua mas não atraca na ilha, não sendo possível desembarcar.



VOANDO NOS CÉUS DA BIG APPLE

O vôo de helicóptero nos céus de NYC constitui um passeio de beleza e emoção indescritíveis, caso você goste de voar, não perca essa oportunidade, vale cada centavo.


OLHA A NOSSA COMANDANTE - E AINDA DIZEM QUE AS MULHERES DIRIGEM MAL ... RS



OS TRANSATLÂNTICOS


MANHATTAN


WALL STREET - O DISTRITO FINANCEIRO

O TOURO DE WALL STREET

No distrito financeiro da cidade conhecido por Wall Street existe uma estátua metálica de um touro que significa a força e a virilidade do distrito financeiro da Big Apple; reza a lenda que se você tocar no "saco" do touro enriquecerá ... vai nessa?

Quem é esse turista sem noção aí na minha foto?



Advinha qual é a parte mais brilhante da estátua?


DE OLHO NOS MUSEUS DA CIDADE

Exploramos o norte da ilha e fomos ao Museu de História Natural e ao Central Park e em quase todas as noites fomos à Times Square.

DICA

A cidade tem muitos museus e quase todos os museus reservam um determinado dia e hora para visitas gratuitas.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Visitar esse museu é uma verdadeira aula sobre o caminhar da humanidade e do nosso planeta, não é a toa que foi retratado no cinema várias vezes




HISTÓRIA DOS GRANDES DESASTRES NATURAIS


ESQUELETOS DO TIRONASSAURO REX E DE OUTROS DISNOSSAUROS


AS VÁRIAS EXPOSIÇÕES


SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS






ESQUELETOS DE ANCESTRAIS DE VÁRIOS ANIMAIS

OLHA ESSE ANCESTRAL DO TATÚ





MUSEU GUGGENHEIM


Obra prima da arquitetura. Trata-se um museu muito doido a começar pela arquitetura do prédio; o acervo é composto por uma arte diferente, inusitada, surpreendente, intrigante; vale a pena conferir.



















MUSEU METROPOLITAN

Os outros museus são muito interessantes, mas esse metropolitano é de uma beleza impressionante, até que não curte museu vai se encantar com o acervo.














Escultura em bronze .....








 QUE MARRAVILHA! ...






COISAS DA CHINA




TRAJES CHINESES


UM VIADINHO DE CRISTAL




O BUDA





VISITANDO O MUSEU MOmA

Museu de Arte Moderna tem um acervo muito bonito; é fornecido um smartphone que vai explicar as obras de arte na língua escolhida, bastando ser configurado corretamente ()vale a pena visitar.

DICA

Visite o MomA de graça (free) nas sextas-feiras depois das 16:00hs



Um Van Gogh



UM HELICÓPTERO NO CORREDOR





INTREPID SEA AIR & SPACE MUSEUM

Trata-se de um museu da marinha americana composto pelo Porta-aviões Intrepid Sea, o Submarino USS Growler, o ônibus espacial Enterprise, um Concorde, alguns helicópteros e dezenas de "caças"...... incrível.

USS GROWLER SUBMARINO

Visitando o submarino.





ALOJAMENTOS ESPAÇOSOS



O SUBMARINO VISTO DE CIMA


 VISITANDO O PORTA AVIÕES INTREPID SEA


 



EXPOSIÇÃO DE AVIÕES E HELICÓPTEROS DE GUERRA


BLACK BIRD










Esse "caça" decolava também na vertical.


Etendard

Esse "caça" operado pela aeronáutica argentina afundou vários navios de guerra ingleses na Guerra das Malvinas acontecida entre abril e junho de 1982, disparando mísseis "exocet"




CAÇAS DE ORIGEM RUSSA MIG 17 e MIG 21




MIG 21


 
NA CABINE DE COMANDO DO USS INTREPID  SEA






OFICINA DE REPARO DAS AERONAVES


O ÔNIBUS ESPACIAL LANÇADO DE NYC





OLHA QUE LINDO O ÔNIBUS ESPACIAL ENTERPRISE


FOTO TIRADA PELO HUBBLE



CONCORDE

O francês Concorde é um jato supersônico de aviação civil que saiu de linha pelo seu alto custo.





MOTORZÃO ROLL ROYCE QUE EMPURRAVA O CONCORDE A VELOCIDADE SUPERIOR A DO SOM



FRAGMENTO DAS TORRES GÊMEAS DESTRUÍDAS EM 11 DE SETEMBRO



AS LUZES DA TIMES SQUARE




A BOLSA DE VALORES DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA - NASDAQ


ACREDITE SE QUISER

-se você se lembrar desse "seriado" tem mais de 40 anos de idade ... rs.

- mas você pode sair de uma forma elegante e comentar que conheceu esse museu muito doido ... vale a pena conferir!


LOJA DA DISNEY NA TIMES SQUARE

NA ENTRADA O GUIA TURÍSTICO DE PLANTÃO ... rs


TRANSFORMER


CASTELOS E PRINCESAS ROUPAS DE PRINCESAS





ENCONTRANDO OS POLICIAIS DA NYPD NA TIMES SQUARE

A cidade é muito policiada e em alguns locais considerados de risco, se percebe equipe de várias instituições com a missão de segurança, a exemplo da Penn Station que vimos a polícia de NYC (NYPD -municipal), a Polícia estadual do Estado de NY, a Polícia da Antrack (empresa ferroviária) e o exército americano.


PARA OS MOTOCICLISTAS - OLHA QUE BELEZA DE EQUIPAMENTO!


UMA CERVEJA NO HARD ROCK CAFE


TOMANDO UMA PORQUE NINGUÉM É DE FERRO ... RS



GAROTAS NUAS NA TIMES SQUARE

Passeando pela Times Square você se depara com super heróis e garotas nuas com o corpo pintado, todos querendo tirar uma foto com o turista em troca de alguns dólares.




VISITANDO O EMPIRE STATE BUILDING



 
O elevador é inacreditável, tão rápido que eu pensei que o sinalizador dos andares estava com defeito .... rs. 

Você vai receber um equipamento eletrônico e após configurá-lo em para a língua portuguesa, basta digitar o número de uma das placas existentes no mirante e ouvirá uma narrativa explicando o cenário que você está contemplando ... é muito legal.


O Empire State com seus cento e tantos andares foi o prédio mais alto do mundo durante muitos anos; atualmente este posto é ocupado pelo prédio de Dubai chamado Burj Khalifa desde 2010.










 

NA CALÇADA DO PRÉDIO


HALL DO EMPIRE STATE


O ANDAR 80º

Pronto, chegamos ao andar 80. Tirando fotos e comprando gifts e em seguida pegamos outro elevador até o mirante.

Esse andar tem uma marca importante nesse prédio, pois quando foi inaugurado na primeira metade do século XX, foi necessário desenvolver a tecnologia para o funcionamento de elevadores nessa altura.




O MIRANTE

 Selfie no mirante do 86º andar.


ENTRADA DA ESTAÇÃO PENN 34


7ª AVENIDA

Na Penn Station, é possível acessar o metrô e trens para vários destinos, mas duas questões chamam a atenção: a) a grande quantidade de lojas, restaurantes, bares, farmácias, um "shopping" subterrâneo e b) a quantidade de equipes diferentes fazendo a segurança do local; a polícia da cidade (NYPD), a polícia estadual, a polícia da empresa Antrack e o Exército Americano.



MEMORIAL DAS TORRES GÊMEAS

No local e possível sentir uma energia que aperta o coração; na orla estão inscritos os nomes das quase três mil vítimas do desastre de 11 de setembro.



EXPLORADO NEW JERSEY DO OUTRO LADO DO RIO  HUDSON

Fomos de trem numa viagem de 12 minutos e retornamos de barco numa viagem bem rápida até Jersey City. Cidade limpa e organizada com prédios limpos e sem aquela loucura da Big Apple; impostos menores e preços mais interessantes. Alguns turistas preferem se hospedar em hotéis e até casa em New Jersey City.

PASSEANDO EM HOBOKEN

New Jersey pode ser uma boa opção para hospedar-se num passeio à NYC, mas você vai precisar incluir nu custo o transporte entre as cidades, seja de trem, seja de ônibus, seja de táxi, ou aluguel de carro.

FREEDOM TOWER

Conhecido como Torre da Liberdade, construído nas proximidades de onde estavam as torres gêmeas, o prédio é oficialmente chamado de One Word Trade Center e foi inaugurado em 2014.


DECK DE OBSERVAÇÃO


GRAND CENTRAL STATION

Trata-se de um prédio lindíssimo, são muitas linhas de trem e metro e muitas lojas, não é a toa que aparece em muitos filmes de Hollywood








GASTRONOMIA - COMENDO BEM EM NYC

Não é fácil comer bem a preços módicos em NYC, de um lado a oferta de comida nas ruas pelos reboques e food trucks é grande, mas carece de qualidade. Frequentar qualquer restaurante da cidade pode levar o turista a encarar preços "salgados".

 PRETZELS

O PRETZELS é um tipo de massa muito popular na cidade.
 

O HOTDOG na América dispensa comentários


RESTAURANTE COM COMIDA DE VERDADE

Achamos um restaurante muito legal ao lado do nosso hotel (na 34 Street) com comida boa a preço justo e uma oferta impressionante.





Olha só que beleza


DICA

Se você comprou a hospedagem sem o café da manhã (pequeno almoço) e não quiser gastar com o desjejum todos os dias, leve uma garrafa elétrica ou uma pequena leiteira + o ebulidor (rabo quente ...rs), compre leite, café, chocolate em pó ou chá e pronto!

Se quiser/puder usar o "frigobar" do hotel, procure nas farmácias água, refrigerante, frios, saladas, pães, sanduíches, saladas de frutas e até pequenas refeições (frias).


Se comprar bebida alcoólica não beba na rua e nem mesmo deixe a mostra a embalagem porque você pode ter problemas com a polícia.

VISITANDO LITTLE ITALY

Dois bairros muito interessantes por mostrar um lado completamente diferente da Big Apple., verdadeira cidadezinhas no meio da metrópole.













TEM UM CLIMA DE ALEGRIA COM AS PESSOAS ANDANDO PELAS RUAS ... PARECE UMA FESTA







IGREJA DE SÃO FRANCISCO D ASSIS


PROCISSÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS



VISITANDO CHINATOWN

Transitando a pé pelas ruas, os bairros são vizinhos e de dia,  se você não ver a placa indicativa do bairro, vai perceber rapidamente o clima e o visual do bairro ... confere e depois me fala!













FLATIRON BUILDING

Além da beleza arquitetônica, na pracinha tem wifi grátis ... rs



PARQUE COLUMBUS

Em NYC existem centenas de parques, esse é um deles onde os moradores de Chinatown se encontram.











FILANDO O WIFI DO PARQUE


CENTRAL PARK

Numa cidade de centenas de parques, o Central Park é um monumento ao verde no coração da cidade.









BROADWAY

Nas proximidades da praça Times Square fica a concentração de teatros.





Nós (minha esposa) escolhemos assistir a peça Mamma Mia que tinha data marcada p sair de cartaz. Foi muito legal,pena que não tinha legenda ...rs.
DICA

Na praça Times Square com a 47 Street, na TKTS é possível comprar ingressos para apresentações (mesmo dia) em preços bem mais baratos que da internet, e em outro ponto de venda na South Street Seaport que além de estar sempre mais vazio que a Times Sqare, é possível comprar ingressos para o dia seguinte..



COMUNICAÇÃO

Você pode habilitar seu smartphone para funcionar no exterior,mas tenha certeza da tarifa que vai pagar, outra forma é comprar um cheep no exterior, mas se quiser usar o wifi, fique ligado porque praticamente em todos os pontos turísticos e estações do metrô é farta a oferta de sinal gratuito.

Para explorar a cidade toda talvez seja necessário anos, mas para uma primeira viagem foi muito legal, espero que vocês tenham gostado.


Bom passeio e até a próxima dica.

André Neves e Marta Neves

aventureiros

Quem Somos

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens.

Mais Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *