Digite uma palavra-chave

sexta-feira, 15 de abril de 2016

DICAS PARA UMA VIAGEM TRANQUILA

QUEM SOMOS

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens. 

Se quiser saber mais, clique nas palavras em cores diferentes e vai ser levado a uma página ou vídeo sobre o assunto ... aproveite!


1- O QUE VOCÊ QUER VER, SENTIR, APRENDER NA SUA PRÓXIMA VIAGEM?

Pense no que você quer fazer ...... quer ir à praia, montanha, vai ver a neve, o deserto, a floresta, as cachoeiras, vai mergulhar, voar, saltar em queda livre, quer experimentar a velocidade, conhecer locais diferentes, pessoas diferentes, sabores diferentes, ouvir outras línguas, conhecer cidades, prédios históricos, igrejas, ritos, vestimentas, comprar, emocionar-se .... 









Beleza! Vamos juntos ver o que é preciso fazer para que seu passeio seja um sucesso

Vamos planejar a viagem, pensando nos documentos, no custo, cronograma, clima, roupas, atividades turísticas e desportivas, gastronomia, hábitos locais, a mochila, roteiros, etc.


2- COMO VOCÊ VAI VIAJAR? 

Como você pretende chegar ao destino escolhido? ... a pé, de carona, de skate, de bike, de mula, jangada, motocicleta, automóvel, "buzão" (ônibus), trem, embarcação, submarino ou avião? 

Seja qual for a forma escolhida, especialmente se for viajar de carona, de automóvel, motocicleta ou bike, é interessante que você estude o trajeto, observe as distâncias entre as cidades, o tempo de viagem e onde seria melhor pernoitar; esses cuidados podem evitar contratempos capazes de tornar sua viagem uma aventura perigosa ou dolorida ...rs.

Se for de "buzão" (ônibus), trem, embarcação ou avião, pesquise exaustivamente os preços antes de comprar.








DICA

  • Se utilizar a internet para pesquisar preços, use a NAVEGAÇÃO ANÔNIMA ... rs, pode evitar variações bruscas de preços do serviço pesquisado. Ao escolher o navegador, clique no botão direito do mouse e escolha a navegação anônima/discreta, etc.



  • Os custos com passagens aéreas e hotéis costumam ser divididos em prestações.
  • Antes de comprar um pacote numa agencia de turismo, peça explicações detalhadas sobre o que está e o que não está incluído e compare com o contrato.

VIAJANDO A OU DE CARONA - siga o link

 Esse planejamento precisa considerar os detalhes desse tipo de aventura, observe o peso da sua mochila, o calçado e a placa ....

VIAJANDO DE  AUTOMÓVEL E MOTOCICLETA 

Seja de automóvel ou de motocicleta alguns cuidados são os mesmos; fazer a revisão do equipamento, pneus, suspensão, freios, arrefecimento, combustível e alimentação do motor, instalação elétricas e luzes, documentação e arrumação de bagagem.

Outro fator relevante para uma viagem tranquila é estudar o trajeto da viagem, olhar os mapas e regular o GPS e caso sua viagem, seja uma verdadeira expedição, vale a pena ler anotações, relatórios e diários de aventureiros que fizeram o trajeto que você pretende fazer.  

Se você viajar com seu automóvel/motocicleta, para entrar em outro país o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo precisa estar em seu nome.

DICA

  • Se o veículo for financiado, peça com antecedência ao agente financeiro que expeça documento próprio para viajar ao exterior.

NAVEGAÇÃO - O GPS E O MAPA

São ferramentas importantíssimas numa viagem terrestre, a tripulação do veículo deverá dedicar um tempo para cuidadosamente estudar, analisar e se ambientar com elas.

  • GPS - Sugerimos a utilização diária do GPS para o aprendizado do modo de utilização do equipamento e para acostumar com os seus comandos de voz.  Para verificar a necessidade de atualização do programa do equipamento.

  • MAPA - Quanto ao mapa, o tripulante deverá conhecer a rota inicialmente traçada, o tipo de rodovia, se as rodovias são asfaltadas ou não, se há no trajeto trechos com necessidade de embarcar o veículo em balsas, navios, se há trechos com problemas de intempéries, conflitos, etc. Para isso os mapas impressos são excelentes ferramentas juntamente com os mapas da internet.  

SEGURO DO VEÍCULO - siga o link

No caso da América do Sul, é necessário também o seguro conhecido como CARTA VERDE, não deixe de fazer, e se tiver dúvida, consulte seu "corretor".



VIAJANDO DE MOTO - siga o link. e   VIAJANDO DE CARRO - siga o link


 3- ORÇAMENTO

Definido o destino é preciso ter uma ideia real de quanto sua aventura vai custar e mais, você precisa saber quanto vai desembolsar antes, durante e depois da viagem, para adequar as suas condições financeiras.

Quanto será necessário gastar  com a preparação da viagem (roupas, acessórios, etc.), transporte (viajando e circulando), hotelaria, alimentação, atividades turísticas e uma reserva para imprevistos.

Se você for comprar um pacote numa agencia de turismo, peça explicações detalhadas sobre o que está e o que não está incluído no pacote para evitar as "pegadinhas".



DICA
  •  Faça uma planilha e separe os custos por capítulos (passagens, alimentação, atividades turísticas, hotelaria, etc.). Reserve os valores necessários para uma viagem tranquila e considere no seu orçamento doméstico o desembolso antes e depois da viagem e os gastos realizados durante a viagem
  • Antes de reservar e comprar serviços, pesquise os preços e converse com quem já fez a viagem sobre os hotéis, aluguel de veículos, serviços e passeios, etc., observe o período considerado alta e baixa temporada e a diferença de oferta turística e do preço dos serviços, mas cuidado, para não escolher o preço mais barato para esquiar e chegar no local e não ter neve ... rs.
  • Imprima todos os comprovantes de reserva e leve contigo para evitar contratempos.
  • No final, some tudo e divida pelo numero de dias de passeio e use como referência CEM DÓLARES/dia ou valor menor.

 
 4- GASTOS NO EXTERIOR

Pense em como vai utilizar o dinheiro no exterior, o que você vai pagar em dinheiro e em que vai utilizar o cartão de crédito.


 
 
DICA

  • O cartão de crédito tem que ser internacional e o portador precisa se comunicar com a operadora para habilitar o cartão informando o país que pretende visitar e o período; caso for viajar pelo interior, informe essa circunstância.
  • Caso a viagem seja terrestre, deverá informar a operadora do cartão de crédito, para que a segurança do cartão de crédito fique ciente do seu trajeto, da necessidade de abastecimento na estrada, gastos com a hospedagem, com a alimentação e pontos turísticos etc.
  • Mesmo adimplente o portador do cartão deve ficar atento ao LIMITE do cartão pois se for ultrapassado você ficará sem crédito.
  • Cuidado com o câmbio clandestino geralmente feito informalmente, prefira agencias estabelecidas


5- ROUPAS E ACESSÓRIOS

Pergunte! .... nesse destino tem alguma característica de clima (muito frio/quente/seco/chuvoso) ou de atividade que seja necessário roupas e/ou acessórios típicos

DICA

  • Se você não possuir as roupas/acessórios, pesquise as necessidades e os preços, vá em lojas especializadas, experimente a peça, veja o tamanho e a marca, e em casa, compare os preços com os da internet e só compre quando tiver absoluta certeza da necessidade, marca e tamanho.


6- CRONOGRAMA

Pesquise em que dia e mês do ano você vai viajar e fique atento para o tempo que você vai ficar no destino(s) escolhido(s) e as atividades que pretende fazer; comprar, mergulhar num naufrágio, esquiar, andar de jangada, comer, beber, viajar, voar de jato supersônico, andar de jegue ou de bugre na areia ou descansar numa rede preguiçosa.


DICA

  • Observe o horário que você vai chegar e sair da cidade ou local onde você vai, pois, se for o caso, organize suas atividades separando o dia em 3 tempos (ou mais), como por exemplo, atividade da manhã, a tarde e a noite.


7- O QUE COMER

Experimente a gastronomia local, uma das faces mais prprazerosas do turismo, mas pesquise antes e tome cuidado com os condimentos que possam irritar seu organismo e te fazer mal, lembre-se da "diarreia do turista".


DICA

  • Cuidado com a água de beber, conforme o local ou país que você visitar, opte por ingerir água mineral, se possível gasosa, porque essa tudo leva a crer que foi industrializada. 

8- COMO AGIR

Pesquise com antecedência e respeite os hábitos locais para evitar ofensas e contratempos, como por exemplo chamar algum homem de 'MOÇO' em Portugal ou andar de "barriga de fora" num país de religião muçulmana.


Observe se o país ou região que você vai visitar tem a "siesta" porque todo o comércio se fecha do final da manhã até o meio da tarde.

DICA

  • Via de regra, a abordagem a outra pessoa deve ser feita com o mínimo de formalismo, pois a informalidade comum no Brasil pode ser considerada grosseria, falta de educação. Use um cumprimento normal, antes de pedir uma informação.

  • Ex.: Bom dia, o senhor pode por favor, me dizer onde fica o ....


09- SAÚDE DO VIAJANTE

Se você for levar algum remédio, especialmente os de uso contínuo, vá ao médico e peça uma receita com data atual e guarde junto com os remédios, isso pode evitar contratempos no exterior.


DICA

  • Peça ao seu médico para prescrever além dos medicamentos de uso contínuo, um analgésico, antitérmico e outros que você possa usar, evitando que você compre remédios no exterior.
  
SEGURO SAÚDE- siga o link

Por mais aventureiro que você seja, faça o seguro saúde, a) além de ser obrigatório em alguns países, é boa a relação custo X benefício e b) se acontecer qualquer coisa contigo que precise de serviço médico, sem o seguro saúde, é provável que seu passeio se transforme num grande problema ... ;consulte seu "corretor".

DICA 

  • Pense bem sobre o tempo que você vai passar no exterior e as vésperas da viagem contrate o seguro saúde pela internet com cobertura compatível com a duração da viagem.

COMO EU TIRO O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO? siga o link

Caso você precise se vacinar para a viagem, a ANVISA emite o Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela, mas é preciso que você tome a vacina pelo menos 10 (dez) dias antes de viajar.



10- TUDO CERTO ..... VAMOS ARRUMAR A MOCHILA/MALA

Uma das formas de não esquecer nenhum item é colocar na cama tudo que você pretende levar na viagem.


  • Os documentos e as cópias, os remédios e a receita.
  • Itens de higiene- pasta/fio dental/escova de dentes, sabonete, desodorante, perfume, pente/escova/prendedor de cabelo, talco, creme hidratante e protetor solar, absorvente, etc.
  • Para a cabeça separe o boné/chapéu/toca, óculos escuros, lenços, protetor de pescoço, etc.
  • Para as mãos leve um par de luvas e para os pés separe xxx pares de meia, um par de chinelos, um par de tênis/sapato (de caminhada/social), se for o caso.
  • Roupas, separe uma toalha média felpuda, xxx camisas, xxx roupas íntimas, uma roupa de banho, xxx bermuda/short, xxx calça comprida, agasalho leve, segunda pele/agasalho pesado (se for o caso), capa de chuva e se for fazer caminhadas, leve o poncho.

 11- COMUNICAÇÃO

Vale a pena levar seu smartphone para utiliza-lo no exterior, seja para falar a) contratando os serviços no Brasil com a sua operadora de telefonia ou b) comprando chip no destino ou c) para utilizar as redes wifi pagas ou gratuitas na transmissão de mensagens de texto, vídeos, imagens, etc. 

Nas duas primeiras possibilidades, uma pesquisa feita com antecedência vai possibilitar uma decisão mais adequada a sua necessidade.



Além do seu smartphone, avalia a possibilidade de levar a máquina fotográfica/filmadora, caso entenda ser necessário.


12- SEGURANÇA DO VIAJANTE

  • Coloque seus documentos, dinheiro e cartões de crédito no "porta-dolar" e o mantenha junto ao seu corpo todo o tempo e se você se ficar em locais de hospedagem compartilhada, avalie a necessidade de não se afastar "dele" para dormir e ir ao banheiro. 




  • Tire cópia dos documentos, das reservas de hotéis e serviços e guarde para usar no caso de perda ou extravio documentos ou outro contratempo.

  • No caso do passaporte tire cópia da identificação e do visto, se for o caso, e guarde na mala/mochila. 

  • Se estiver viajando acompanhado, cada um dos viajantes deve ter a cópia de toda a documentação dele e do acompanhante.

  • Digitalize as imagens, passe por e.mail/zap/etc. para pessoas de sua confiança e arquive nas "nuvens" pois se perder documentos e as cópias terá as imagens resgatadas sem problema.

  • Faça uma lista de nomes, telefones e sites que você possa precisar no exterior, embaixada brasileira por exemplo; liste nomes e telefones de pessoas no Brasil que devem ser contactadas em caso de alguma emergência.

  • Mantenha contato diário com as pessoas de sua confiança, mande fotos, mensagens de áudio, de texto, ligue, escreva cartas, use o telégrafo, passe sinal de fumaça/tambor,  mas se comunique ....rs.  


13-  QUE DOCUMENTOS EU PRECISO LEVAR NUMA VIAGEM?

Vamos falar sobre os documentos que não podem faltar na sua viagem.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

A carteira de identidade (RG.) é indispensável na sua viagem e se você ainda não tirou, providencie.

COMO TIRO A CARTEIRA DE IDENTIDADE? siga o link

A carteira de identidade (RG.) é indispensável na sua viagem. Se você ainda não tirou, providencie .

Para tirar a carteira de identidade você vai precisar apresentar sua certidão de nascimento ou casamento, fotografias e o comprovante do pagamento da taxa (ver isenções). No link acima mostra o que é exigido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, mas caso você esteja em outro estado da federação, procure no site do governo do seu estado e encontrará facilmente as informações.


CARTEIRA DE NACIONAL DE HABILITAÇÃO - CNH

EU POSSO DIRIGIR UM AUTOMÓVEL OU MOTOCICLETA EM OUTRO PAÍS?

Sim, a sua CNH é documento aceito no exterior, mas lembre-se, precisa estar no prazo de validade.


COMO TIRO A CNH? siga o link

Se na sua viagem tanto no Brasil quanto no exterior, você pretender alugar ou conduzir automóvel/motocicleta, será indispensável portar sua CNH válida no Brasil, quanto a moto aquática e embarcações procure a legislação a respeito.


DICA

  • Se for habilitado e quiser conduzir automóvel/motocicleta com documento internacional, basta tirar a PID - Permissão Internacional para Dirigir veículo no DETRAN do seu estado, seguindo as orientações constantes no site, que basicamente se limita a cobrar uma taxa para expedir o documento.
 COMO EU TIRO A PID - PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR - siga o link

Sua CNH é valida no exterior, mas se quiser pode tirar a PID - permissão internacional; basta tirar cópia da sua CNH, pagar a taxa e solicitar a PID no DETRAN do seu estado. fique atento ao prazo de validade da sua CNH.


POSSO VIAJAR NO EXTERIOR SEM O PASSAPORTE? siga o link

Nos países que compõe o MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela) você pode entrar e sair do país com a sua carteira de identidade (Rg.) expedida no prazo de 5 anos.

DICA

  • Não são aceitas carteiras funcionais nesses países; por mais importante que seja o cargo/função que você exerça no Brasil, sua "carteirada" não vai funcionar e muito provavelmente você será "barrado".

  • Leve outro documento de identificação, porque se o oficial da imigração do país que você esteja entrando tiver dúvida entre a sua aparência atual e a fotografia do Rg., ele poderá exigir outro documento de identificação.

  • Se você é do tipo de turista que gosta de colecionar carimbos dos países que visita, opte por viajar sempre com seu passaporte.

COMO TIRO O PASSAPORTE? siga o link

Esse documento é indispensável para entrar e sair de qualquer país do mundo e é emitido pela Polícia Federal, geralmente em menos de duas semanas; basta entrar no site da Polícia Federal e procurar pelo PASSAPORTE, anotar a lista de documentos necessários, pagar a taxa, agendar a entrevista na unidade policial e retirar o passaporte na data informada.


DICA

  • PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA siga o link 
  • Em caso de viagem de emergência, a Polícia Federal tem modalidades de passaporte que atenderão sua necessidade em prazos curtos, informe-se no site ou na unidade policial. 

 O QUE É O "VISTO"?

O "visto" é uma autorização dada pelo governo para que você possa ingressar, transitar e sair de um país por um determinado tempo; esse período varia para turistas, estudantes, diplomatas, etc. Alguns países exigem o visto de brasileiros, a exemplo dos Estados Unidos da América.

Se o país que você quer visitar exigir o "visto" de brasileiros, providencie com antecedência pois a embaixada americana, por exemplo, pode levar vários meses para agendar a entrevista, podendo conceder ou negar o "visto" sem qualquer justificativa.

COMO TIRO O VISTO AMERICANO? siga o link

Se for viajar para a Europa não é necessário, mas para os Estados Unidos da América do Norte, é necessário tirar o VISTO americano.


 DICA

  • Tire o "visto" antes de comprar a passagem, porque se você se empolgar com um preço legal e comprar a passagem sem ter o "visto", pode acontecer da embaixada agendar a entrevista depois da data da viagem, ou mesmo, negar o seu pedido de visto, nesse caso, você pode ter prejuízo e uma baita chateação. 

  • Algumas pessoas/empresas em passado recente cobravam até CEM DÓLARES para preencher o formulário da embaixada americana, mas se você tiver um pouco de paciência vai conseguir fazer isso sem gastar um centavo ... seguindo o passo a passo.

  • No site da embaixada, comece procurando a ferramenta para "traduzir" a página para a língua portuguesa.
  • Tenha o passaporte a mão.
  • Digitalize a foto do passaporte e guarde em arquivo de fácil acesso. 
  • A página da embaixada da um tempo relativamente curto para preencher o formulário ... dá uma raiva danada, mas basta você recomeçar o processo tantas vezes quanto necessária para conclui-lo. 

MENOR DE IDADE DESACOMPANHADO DOS PAIS PODE VIAJAR PARA O EXTERIOR?

Esse assunto foi regulado pela Resolução 131 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, mas em resumo, não é necessário autorização judicial, bastando que o menor a) esteja acompanhado de ambos os genitores, ou b) acompanhado de um dos genitores e com a autorização (escrita) do outro com firma reconhecida, c) desacompanhado e d) acompanhado por terceiros autorizados pelos genitores, desde que exista autorização (escrita) dos pais com firma reconhecida. Basta preencher esse formulário da Polícia Federal - siga o link

Gostou? achou útil? compartilhe ... deixe seu comentário!


Bom passeio e até a próxima dica.

André Neves e Marta Neves

aventureiros

Quem Somos

Somos uma família, gostamos muito de viajar e resolvemos compartilhar nossas aventuras com todos vocês .... rs. Nossa proposta é compartilhar as nossas aventuras e ao mesmo tempo fornecer informações que inspirem os leitores e que os ajudem no planejamento de suas viagens.

Mais Lidos

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *